quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Conceitos Básicos sobre o PowerCenter

Neste post mostro alguns conceitos básicos pra quem está começando a trabalhar ou gostaria de conhecer o básico sobre esta ferramenta:

Mapa
É um objeto que contém a lógica da carga dos dados.Irá conter componentes tais como: sources, targets, joiners, expressions, lookups e outros.

mapa


Tasks
São objetos auxiliares para carga de dados tais como: command, session, email, timer entre outros.

Session
Um tipo de task especial que deve ser criada para executarmos um mapa. Contém informações sobre banco de dados das tabelas do mapa, arquivo de log e configurações de performance.


Worklet
É um conjunto de tasks interligadas, através de links condicionais,colocadas na forma de um fluxo, da mesma forma que um Worflow, porém o Worklet funciona como uma espécie de caixa preta, onde teremos um fluxo (Worklet) dentro de outro fluxo (Workflow). Isso é necessário, por exemplo, quando temos um conjunto de tasks que funcionam de forma atômica, onde sempre quando uma for executada, deve-se seguir uma cascata de execução obrigatoriamente ou também se pode usar o Worklet simplesmente para fim de organização de um fluxo por assunto.


Workflow
Um Workflow é um conjunto de tasks interligadas por links, colocadas na forma de um fluxo, da mesma forma que um Worklet. A execução de um processo se dará através dele.

workflow

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde David, achei o seu blog bastante interessante e gastei um bom tempo lendo os seus posts. Não conheço o Informatica PowerCenter, mas aqui na empresa estão com a idéia de criar uma célula de desenvolvimento em PowerCenter e estou correndo atrás sobre informações. Informações sobre infraestrutura para montagem de ambiente, configurações de máquinas, como adquirir licensas, etc. Você poderia me dar uma luz sobre essas informações?
No aguardo de um retorno.