segunda-feira, 13 de abril de 2009

Trabalho à distancia

Bom dia pessoal!

O tema de hoje é trabalho a distância. Mais especificamente trabalho a distância utilizando ferramentas ETL.

Depois de quase um mês sem postar estou aqui para escrever sobre trabalho de projetos de BI remotamente. Neste tempo, andei ministrando mais dois treinamentos e iniciei dois projetos em uma empresa de Telecom.

No começo deste ano certa empresa sediada em São Paulo divulgava vagas de trabalho remotamente através do PowerCenter. A princípio a idéia era sensacional: de qualquer lugar do Brasil a qualquer hora do dia você constrói localmente os objetos e depois basta apenas exportar o XML e esperar o dinheiro na chegar na sua conta! :)

Não vou divulgar neste espaço o nome da empresa em questão, mesmo porque não fiz qualquer trabalho para ela, mas achei a idéia muito interessante. Esta empresa contratava profissionais por um valor relativamente alto e procurava por muitos profissionais.

Mas, o que leva uma empresa a contratar tal tipo de trabalho?

- Cronograma apertado para os profissionais que a empresa possui- Falta de profissionais qualificados no mercado.

- A empresa não paga os impostos para contratação de tal profissional. Não terá vínculo empregatício e não precisará arcar com custos de trazer um profissional de uma outra localidade do país.

- Confiança de que uma completa padronização dos processos de construção possa atingir um elevado grau de qualidade de desenvolvimento.

Quais dificuldades ela pode encontrar?

- A falta de contato do desenvolvedor com o restante da equipe faz com que as dúvidas iniciais sejam mais dificilmente resolvidas.

- Deve ser criado um meio para definição de o quanto correto os objetos foram construídos a partir do que foi especificado e de que forma isso irá ser vinculado com o pagamento ou não de um trabalho.

Deixo aberto esse post para discussão sobre este assunto:
- Empresas que aceitam trabalhos a distância.
- Profissionais que já fizeram este tipo de trabalho e as principais dificuldades encontradas.
- O valor pago por hora/objeto trabalhado.

Abraço a todos
Marcos David Caliman

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde!!

Sou especialista ETL e já faz uns 5 anos que trabalho com PowerCenter... queria arrumar um dinheiro extra dando aulas/treinamentos powercenter ou realizar serviços pontuais fim de semana, durante as férias (tenho uma vencida) etc. Trabalho numa empresa que gosto, mas que tem o hábito de não fazer hora extra... mas é difícil encontrar algo nessas condições.