segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Utilitários ETL Teradata

Alguns utilitários disponibilizados pela Teradata auxiliam no processo de carga utilizando a ferramenta PowerCenter.

Podemos utilizar loaders, por exemplo, para agilizar processos de inserção/atualização/deleção de registros em tabelas no Teradata. Sem a utilização de loaders as cargas tornariam-se muito mais lentas. Existe uma fantástica integração do loader MultiLoad com o PowerCenter. Podemos construir um mapa com um componente de update strategy decidindo se os registros irão ser incluídos ou atualizados e, utilizando o MultiLoad, automaticamente o PowerCenter gera os scripts necessários para as duas operações de forma transparente para o desenvolvedor.Podemos utilizar BTEQS quando queremos passar todo o processamento SQL diretamente para o Teradata.

1.Loaders

São utilizados para acelerar o processo de carga nas tabelas do Teradata. Para isso é gerado um arquivo texto temporário com os dados a serem carregados pelo Loader e a carga é feita em bloco de registros, por isso é mais rápida.

Os tipos de loader suportados pelo PowerCenter são:

Fast Load
Deve ser utilizado apenas em tabelas vazias.

Multi Load
Realiza operações de INSERT, UPDATE, DELETE, e UPSERT.
Pode ser realizado num mesmo mapa, utilizando um mesmo loader, operações de insert e update por exemplo, setadas através do componente update strategy.

TPump
Realiza atualizações do banco transacional para o DW próximo a real-time.
Trabalha com tabelas vazias ou populadas.
Realiza operações de INSERT, UPDATE, DELETE, e ATOMIC UPSERT.


2.BTEQS

São utilizados para executar bloco de comandos no Teradata.
No Oracle, os BTEQS seriam os blocos de comandos PL/SQL.

3. Fast Export

Realizar export de grande volume de dados de uma ou mais tabela para arquivo texto. O export pode ser realizado a partir de uma consulta SQL.

Nenhum comentário: