sexta-feira, 14 de novembro de 2008

PowerCenter Versus DataStage

Estou de volta e hoje farei um comparativo entre as duas ferramentas: o Powercenter, da empresa Informatica e o DataStage, da IBM.

Faço aqui um comparativo das versões Informatica PowerCenter 7.1.4 e o DataStage 7.5
Estou ancioso para poder utilizar o PowerCenter versão 8, porém não consigo encontrar uma versão demonstração para poder testar. Se alguém tiver essa versão, favor me envie.

A experiência que tenho para desenvolvimento de processos ETL através do DataStage se resume a 3 meses de serviços prestados a uma empresa de telecomunicações em Minas Gerais. A primeira diferença, e mais básica, é essa: no DataStage, os processos ETL são chamados de jobs, já no PowerCenter denominamos de mapas.

Uma vantagem do Powercenter é a sua linguagem para transformação de dados, que é muito parecida com a sintaxe utilizada no Oracle, e o manual que vem junto com a instalação do client é muito bom, com exemplos de funcionamento e tudo mais. Já no DataStage encontrei algumas dificuldades na sintaxe dos comandos e percebi que alguns desenvolvedores preferem fazer a maioria das transformações dos dados no próprio SQL nas OCI's.

As duas ferramentas são componentizadas, isto é, para desenvolvimento dos processos você vai precisar de pouca ou nenhuma digitação, facilitando assim o aprendizado. Tudo pode ser feito através de objetos que simulam códigos SQL's.

O DataStage leva vantagem no que diz respeito a integração de ferramentas. Em uma só ferramenta, o Designer, você pode criar, executar e acompanhar o processo. Já no PowerCenter, vai ser necessário 3 ferramentas: o Desiger, o Workflow Manager e o Workflow Monitor.

Uma outra diferença em termos de nomenclaturas é que no DataStage temos as Hasheds que possuem a mesma utilidade das Lookups do Informatica.

Bem pessoal, fico por aqui!
O post fica aberto a mais discussões sobre as duas ferramentas!

Marcos David Caliman

Um comentário:

MauroMuller disse...

Olá amigo,

Tudo bem?

Espero que voce leia esta mensagem.

Voce tem, ou existe, algum material para dar curso de PowerCenter 8.5?

Grato pela Ajuda
Meu e-mail
mauromartinsmuller@gmail.com